Viver Sem Esconder-se

Por Psicologia em Arte - Luciane Brito em 12/07/2023
Viver Sem Esconder-se

foto:steven meisel

 

Você é tímido?

Você sente vergonha diante de situações diversas?

Em meio às pessoas, sempre se sente nervoso(a) e tem receio que notem?

Tem sintomas físicos desagradáveis que precedem compromissos sociais, além de sensação de apreensão?

Se suas respostas foram sim, possivelmente não estamos falando apenas de timidez. Nem, somente de ansiedade social. E, sim do transtorno de ansiedade social, também chamado de Fobia Social ou ainda Timidez Patológica.

 

Se sua resposta foi não, ainda assim esse texto pode lhe ser útil, talvez conheça alguém que com algumas dessas informações você possa ajudar.

A ansiedade social pode ser proporcional ao evento e assim levar a pessoa a preparar-se para a exposição, seja treinando para uma palestra, um jogo, ensaiando para uma apresentação, estudando para uma prova etc, para assim sentir-se mais seguro e menos desconfortável. Já a ansiedade social patológica exige mais do indivíduo; uma condição considerada comum é vivenciada pelo fóbico social como algo incapacitante e de considerável sofrimento, causando negativamente um impacto nas áreas: educacional, laboral e social.

O transtorno de ansiedade tem como característica base o medo exponencial da avaliação, uma vez que a expectativa é a de ser avaliado negativamente; tem medo que os sintomas advindos da vergonha sejam notados por aqueles que o rodeiam e, então começa o ciclo de esquiva. A fobia social paralisa o indivíduo, que passa a evitar atividades em público, eventos sociais (circunstâncias em que haja mais de uma pessoa com quem tenha que interagir ou circunstâncias em que é o foco da atenção) para evitar sentir ansiedade e, assim, passa a perder qualidade de vida sem conseguir promover enfrentamento às situações ameaçadoras.

O transtorno de ansiedade social inicia-se na infância e adolescência, o que leva o indivíduo a estruturar a própria vida baseada na fobia, ou seja, procurarem trabalho que tenham menos contato possível com pessoas, não optarem por atividades coletivas, pois acreditam que evitarão serem ridicularizados. Além disso, o transtorno pode durar a vida toda se não for tratado e não raras vezes a busca pelo tratamento não acontece por não ser reconhecido como tratável; além disso, quando um tímido patológico chega para uma consulta, comumente a queixa é a ansiedade e não a timidez patológica, pois não reconhece que o sofrimento psíquico é proveniente das esquivas. Outro fator digno de atenção é o agravamento do quadro quando a fobia vem acompanhada da depressão, do abuso de álcool.

Estudos apontam as situações mais evitadas no transtorno de ansiedade social:

Falar em público

Trabalhar sendo observado

Estabelecer contato visual

Reclamar os direitos

Realizar um teste

Dar uma festa

Ir a uma festa

Paquerar

Conhecer novas pessoas

Falar ao telefone com estranhos

Comer em público

Usar banheiro público

Assinar na frente de outras pessoas

Ser o centro da atenção

Diante da possibilidade de uma dessas situações, surge uma atenção exagerada ao próprio comportamento que resulta no impedimento da ação e, por isso, são evitadas.

Os sintomas mais comuns desencadeados em situações temidas são:

Taquicardia, sudorese, tremor, sensação de desmaio, urgência urinária, rubor, sintomas gastrointestinais.

No transtorno de ansiedade social, muitas vezes a ansiedade e o medo antecedem o temido evento social, a expectativa de que aconteça é o suficiente para desencadear tamanho desconforto e preocupação com o próprio desempenho; ao contrário da ansiedade em pessoas tímidas, que é transitória, passa durante ou logo após o evento.

Esse é um bate-papo com vocês de caráter informativo e, por isso, também trago aqui orientações a respeito do tratamento. A avaliação com médico psiquiatra é recomendada em alguns casos para que seja prescrito medicamentos que aliviem os sintomas ansiosos; no entanto, a psicoterapia é o tratamento essencial para que se possa trabalhar a manutenção do padrão de pensamento, a compreensão do medo irrealista, desenvolver o aprendizado sobre as consequências, construção de comportamentos para lidar com as situações sem ter que viver na esquiva. Buscar pelo tratamento é buscar por bem-estar!

Perceba-se, conheça-se.

 

Sócrates sabiamente há séculos colocou luz ao pensamento dele, nos deixando essa frase:

"- Conhece a ti mesmo."

 

Comentários

  • Texto excelente. Parabéns pela escolha do tema. Inclusive vai me ajudar num trabalho. Bjo.
    Sandra Amaral
    12/07/2023
  • Falar de ansiedade, fobia e timidez me fez voltar no tempo. Sofri demais nos tempos de ginásio, colegial e até na faculdade. Só depois de muito enfrentamento é que consegui superar grande parte destes medos. Parabéns pela escolha e explanação de temas tão importantes para quem sofre destas perturbações.
    LUIZA DE OLIVEIRA
    11/08/2023
Aguarde..