Silverton - Cerco fechado - Quanto Vale a Liberdade?

Por Remoto Controle -Jessé Costa em 15/05/2022
Silverton - Cerco fechado - Quanto Vale a Liberdade?

Audio do Texto

Sempre que possível aproveito as datas comemorativas (no sentido de trazer à memória) para apresentar dicas de filmes que nos acrescentem informações sobre o fatos histórico em questão. No dia 13 de maio foi decretada a “abolição” dos escravizados no Brasil.

Seguindo essa lógica, mesmo sabendo que existe hoje um grande debate sobre a comemoração ou não do ato, já que a assinatura da Princesa Isabel em 1888 pouco ou nada alterou na condição social da população negra brasileira, a indicação desse mês é “Silverton: Cerco Fechado”, que mesmo não sendo uma produção nacional, é sul-africana, mostra mais uma batalha na guerra por liberdade do povo preto. Existem muitas diferenças históricas e culturais nessa caminhada: aqui os negros escravizados chegaram sequestrados de suas terras enquanto na África do Sul, o branco europeu invadiu, se instalou e acabou por implantar um regime de segregação social, o apartheid, que, assim como a escravidão, fechou o cerco contra qualquer possibilidade de ascensão social de suas vítimas.

O filme, baseado em fatos, acompanha a história de 3 militantes anti-apartheid, que após fracassarem numa ação de sabotagem ao governo racista, se veem cercados dentro de um banco pelas forças policiais. Essa situação inesperada e a tensão gerada por ela faz com que cada parte envolvida no processo, militantes, clientes e funcionários presos no banco e até os policiais passem a questionar suas opções, preconceitos, intolerância e, principalmente, o valor da liberdade.

Com muita ação, a produção disponível na Netflix, nos concede a oportunidade de pensar nas inexplicáveis dificuldades que o povo africano e seus descendentes foram, e ainda são, obrigados a passar para conquistar liberdade e igualdade.

Trailer do Filme ( Dublado)

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..