Os Parques de Curitiba

Por Marcelo Ricardo - Dicas de Viagens em 07/10/2020
Os Parques de Curitiba

Conhecendo os parques de Curitiba.

 

Hoje vamos falar sobre um dos grandes atrativos da cidade de Curitiba que são os parques. Normalmente muito frequentados pelos curitibanos e ponto obrigatório para os turistas.

Os parques e olha que são muitos, estão próximos um ao outro, o que facilita para fazer um tour durante um final de semana na cidade.

Para quem vem conhecer a cidade de carro são uns 500 Km de São Paulo e 900 Km do Rio de janeiro. Para quem optar por viajar de ônibus, tem a rodoviária que permite acesso a vários pontos do Brasil. De avião, recomento fortemente, são 40 minutos de são Paulo e 1:20 do Rio de janeiro. O aeroporto é lindo, muito bem estruturado e todas as operadoras possuem horários diversificados, se você pesquisar e se organizar, conseguirá opções de voo por até R$ 100,00. Fica a dica!

 

Chegando na cidade a rede hoteleira é grande e variada, preços para todo os bolsos e exigências, mas disso falaremos em outro artigo.

 

Os principais e mais conhecidos parques de Curitiba são:

Parque Barigui:  o parque é uma grande área de preservação natural da região central da cidade, com Fauna e Flora abundante.  Seus bosques ajudam a regular a qualidade do ar desde 1972.

No Parque Barigui você encontra diversas alternativas de lazer, por exemplo, espaço para prática de esportes, como caminhadas, corridas, ou simplesmente área para descansar com a família. Os quiosques são ótimas opções para confraternizações, sendo possível fazer um bom churrasco ao ar livre. Tem também o pavilhão da EXPO RENAULT local de feiras e exposições, conta com o Museu do Automóvel.

Horário de funcionamento: O parque não é fechado. Fica aberto ininterruptamente. Porém cada bar, lanchonete, restaurante ou evento possui seu horário diferenciado. O acesso é gratuito e o local é protegido pela Guarda Municipal.

 

Parque Tanguá: O parque o Tanguá tem um mirante em semicírculo que proporciona uma linda vista da cidade e um pôr do sol espetacular. Esse mirante fica em cima de um paredão de pedra de uma antiga pedreira desativada em 1996. Dando origem a uma grande área verde próximas à nascente do Rio Barigui, que surpreende por sua beleza e espelhos d’agua. Com cascata e Túnel de 45 metros de extensão. Local ideal para um piquenique e relaxar com a família. Para os mais aventureiros, a trilha lateral leva até a parte inferior do parque, encontrando paisagens lindas e uma visão ampla da cascata no deck suspenso.

Jardim Botânico: O Jardim Botânico conta com o Museu Botânico Municipal, trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo. Foi inaugurado em 1991, e tornou-se um dos principais cartões postais de Curitiba. Ponto obrigatório para qualquer visitante. A arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19. Além da beleza, abriga plantas características da floresta atlântica do Brasil.

 

Linha Turística:

Outra dica é para quem vem sem carro e não quer gastar muito. É possível comprar um cartão transporte do ônibus de turismo que circula os principais pontos turísticos da Cidade, passando por vários parques, museus, teatros, espaços culturais e até o Mercado Municipal. Um passeio agradável e charmoso, com direito a muitas fotos e recordações. 

O valor para aquisição do cartão transporte é de 50,00 com validade de 24h. O serviço opera de terça a domingo. Entre os horários das 09:00h as 17:00hs.

 

No próximo artigo vamos falar dos outros parques que ficaram de fora!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..