O lugar da mulher é onde ela quiser!

Por Selenita - O Poder da Mulher - Laila Fidelli em 04/09/2021
O lugar da mulher é onde ela quiser!

Como já conversamos anteriormente, a mulher não tinha quaisquer direitos, foi considerada como ser nulo, durante um longo período. Educada para o casamento, servir o marido, cuidar dos filhos e do lar. Conforme a sociedade foi se abrindo e entendendo o valor do ser humano mulher (digo entendendo, porque temos ainda um longo caminho pela frente para chegarmos à compreensão!), ela entrou para o mercado de trabalho seguindo seus sonhos e entre essas sonhadoras, algumas almejavam profissões dominadas pelo homem, foi o momento de começar a mostrar ao mundo que lugar de mulher é onde ela quiser!

É preciso lembrar que trabalhos de baixa renda e braçais sempre contaram com a presença feminina, como serviços de limpeza, construção e agricultura, por exemplo. Com os anos, as mulheres estão provando a sua determinação em alcançar profissões que antes eram ditas como masculinas, superando as expectativas e barreiras, com muito esforço e determinação, mostram que a excelência e capacidade humana está acima de gênero.

Marie Sk?odowska-Curie, a tão conhecida Madame Curie, foi uma cientista física e química das mais importantes da história mundial, conduziu pesquisas e grandes descobertas no campo da ciência, principalmente a radioatividade, vencedora de dois Prêmios Nobel. O primeiro, não foi convidada a receber, e sim o seu marido, porque era demais para a época, entregar o troféu pessoalmente à uma mulher, mesmo diante de todo um trabalho repleto de realizações importantes para a humanidade.

Myrtes Gomes dos Santos foi a primeira mulher a exercer a profissão de advogada e teve que lutar muito para ter voz dentro de um universo estritamente masculino. Hoje, as mulheres já possuem maior presença na OAB e o número de advogadas a ingressar na Ordem é superior à dos homens.

A atacante Marta foi eleita melhor jogadora de futebol do mundo por diversas vezes, porem pouco de fala nisso. Pouco incentivo é concedido ao futebol feminino no mundo.

Muitas barreiras foram ultrapassadas, porém ainda encontramos vários núcleos extremamente machistas e profissões dominadas pelos homens como: piloto de avião, bombeiro, ciência da computação, chefe de cozinha, mecânica de veículos, entre outros. O percentual de mulheres exercendo essas profissionais é baixo e os relatos das mulheres que ultrapassaram essa barreira para conquistar seu sonho, são dolorosos, repleto de humilhação, um caminho árduo e muito mais longo que dos homens, e com pouco reconhecimento pelo esforço e competência.

Existe um caminho, e esse caminho é livre e pode ser percorrido por todos, independente do gênero, de raça, crença ou cor, todos devem ter a oportunidade de tentar percorrer, a excelência em conquistar o objetivo deve ser individual dentro de sua capacidade. A compreensão da sociedade em reconhecer a competência da mulher caminha em passos lentos, porém é um percurso que será sempre marcado por sacrifícios, renuncias, muito suor e lágrimas, mas também de conquistas e sorrisos, porque sempre haverá aquela mulher que fará a diferença no mundo, aquela que vem predestinada a abrir as portas para as irmãs entrarem e tomarem seu lugar ao sol.

Comentários

  • Maravilhosooo
    Celia Thome
    04/09/2021
Aguarde..