Me Desculpe por ser Mulher

Por Selenita - O Poder da Mulher - Laila Fidelli em 29/04/2022
Me Desculpe por ser Mulher

Audio do texto

Desde que comecei com o blog Selenita, sempre recebo uma inspiração sobre o tema a ser abordado, esse mês, a inspiração veio da letra de uma música “Me Estuprem” ,da banda Titãs. Eu não conhecia a música, achei o nome bem pesado, mas a letra me fez refletir e retomar lembranças da minha adolescência.

Eu sempre gostei de vestir short e mini saia, aliás, até hoje! O short é minha peça de roupa preferida, acho que vou ser a avó de short, não consigo me imaginar em época de calor deixar de usar essa peça do vestuário.

Enfim, meus shorts eram curtos, afinal são shorts!!! Hoje em dia, continuam curtos porém em diferentes medidas, e me pego muitas vezes tentando arrumar ele ,quando estou na rua e algum homem lança olhares indiscretos que me deixam constrangida... usando um palavreado chulo, é um saco!!!

Lembro que na minha adolescência, eu passeava com as minhas amigas, claro usando short ou mini-saia e minha mãe sempre falava: “Cuidado com esse short curto em lugares desertos!”.

Reparem que a algumas décadas atrás, a preocupação era com os lugares desertos, hoje a preocupação está em todos os lugares...

A mulher até gosta de ser cortejada, mas com respeito. Nenhuma mulher se arruma com vestido curto, saia ou short, com decote ou não, para ser estuprada! Ela pode estar à procura de um namorado, jamais à procura de uma relação abusiva. Embora muitas mulheres embarcam num relacionamento abusivo, e só descobrem na primeira surra.

Desejo de ser cortejada sim, mas nunca o desejo de ser estuprada, violentada e esquartejada, jogada no meio do mato como se fosse lixo. São sentimentos totalmente opostos, e que a sociedade tem dificuldade de compreender, mesmo assistindo pela tv ou na web, o corpo ferido de forma extremamente brutal, ainda indagam: “Afinal, não foi ela que procurou?”

Nenhuma mulher, em sã consciência durante suas preces, pede para Deus, conhecer ou encontrar pelo caminho, um homem que a estupre, ou que quebre seus dentes, braços e pernas, que jogue sua dignidade na sarjeta...não mesmo...

A adolescente, foi para escola de calça legging e o colega de sala passou a mão na bunda dela e falou em seu ouvido palavras obscenas. A jovem se sentiu ofendida, procurou a direção da escola, foi atendida por uma mulher e ouviu a seguinte afirmativa: “Também, você com essa bunda grande vem de legging para a escola, dá nisso mesmo!”.

Ou o outro caso da menina de 11 anos que os seios já começaram a apontar e a camisa branca do uniforme escolar, realça o marrom de sua auréola, ela se sente constrangida e sua família não tem dinheiro para comprar um sutiã para esconder seus seios dos olhares maliciosos dos coleguinhas de escola, além do que, ela se torna alvo fácil para homens adultos escrotos, durante o traslado casa/escola, escola/casa.

Essa questão dos seios, eu me lembro claramente na adolescência, com exatamente 10 anos, minha mãe comprou um sutiã para mim, e eu nem sabia o por que precisava usar aquilo (detesto usar sutiã!) já que era tão jovem, mas embora eu ainda não tivesse percebido, minha mãe estava atenta ao detalhe que apontava por detrás do uniforme da escola.

Ainda muito cedo, a mulher começa a descobrir os percalços e desagrados que a espera estrada à fora. Que sua liberdade termina, infelizmente, em muitos casos, dentro de sua própria casa, com abusos de familiares. Que a forma de se vestir, interfere no comportamento da sociedade, de ser aceita ou não, porque o preconceito maior é o de mulher para mulher, e isso é uma triste realidade...

Aí vem aquela questão: o homem tem o desejo sexual mais latente do que a mulher? As necessidades são iguais quanto o assunto é sexo. O que algumas pesquisas cientificas apontam é o fato de que os homens pensam 4 vezes mais em sexo do que as mulheres e a nossa cultura permite que ele manifeste seu desejo com maior liberdade do que as mulheres. Muitos homens esquecem que já passaram da fase animal, que são seres pensantes, capazes de controlar seus impulsos, seja ele qual for. E assim acabam agindo feitos animais irracionais, partindo ferozmente sobre a presa, querendo se alimentar dela a força, ferindo e causando cicatrizes profundas em suas almas.

Os anos passam, e sinto que a sociedade tem uma dificuldade muito grande de acolhimento, de compreensão, de respeito à liberdade do ser e do querer. Mas não deixarei de sonhar com esse mundo onde as mulheres, independente da idade, possam se vestir da forma que se sintam bem, da forma que gostam, e que encontrem exatamente o que pedem em suas preces, o amor na sua forma mais doce.

E para finalizar, compartilho com vocês a musica Me Estuprem, composição de Sérgio Britto e Tony Bellotto: Titãs

 

 

Comentários

  • Que texto!
    Rubens mello
    29/04/2022
  • Parab
    Yone
    11/06/2022
Aguarde..