Ler para Crescer, Ler para Crer

Por Psicologia em Arte - Luciane Brito em 15/11/2021
Ler para Crescer, Ler para Crer

Este mês gostaria de dedicar esse texto ao meu querido amigo nômade João Antônio, que nesta semana ao compartilhar comigo a emoção de ter visto de perto a queda do Muro de Berlim, me incitou a curiosidade por ler sobre as Alemanhas.

Ler permite atravessar as fronteiras e conhecer diversos mundos.

Fronteiras são marcos, físicos ou não; são limites.

Limites são demarcações que trazem além de freio, organização. No entanto, é preciso dar sentido aos limites, conhecer a história, constituir razão de preservação ou rompimento.

Temos diversos exemplos de fronteiras históricas e, nem por isso benéficas a todos.

  • Muro de Berlim, erguido em 13 de agosto de 1961. Um marco para o mundo, um marco da divisão da população, amigos e familiares separados pela demarcação geográfica em virtude de diferentes ideologias. E no dia 09 deste mês outro marco, a Queda do Muro de Berlim.
  • Tríplice Fronteira, limites territoriais e políticos de 3 países ou divisões de um Estado.

Você já visitou o Marco das 3 Fronteiras: Argentina, Brasil, Paraguai?

  • Fronteiras Fechadas durante a Pandemia, característica marcante da Covid 19, o isolamento, impedimento que aconteceu em diversos âmbitos, inclusive no fechamento das Fronteiras para que pessoas não saíssem da região em que estivessem em moradia ou não retornassem, ainda que temporariamente.

Um retrato muito sucinto de marcos históricos cujas fronteiras, quando beneficiaram a população, não beneficiaram a economia, por exemplo. Fronteiras que precisaram serem seguidas, adaptadas, aceitas em controvérsias e, como não dizer, muitas vezes burladas.

Histórias e descobertas que até hoje é possível conhecê-las mais detalhadamente através das publicações, registros arquivados e ao alcance da população nas mais diversas plataformas.

A leitura gera curiosidade, interesses, envolvimento com o que parece ser tão distante, imposto por fronteiras: culturais, geográficas, intelectuais, religiosas, temporais e até mesmo imaginária.

“uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará a seu tamanho original” Albert Einstein.

Nesta célebre frase de Einstein, não penso que ele se referia exclusivamente a leitura e, sim a vontade de aprender. Mas não será a leitura uma fonte incessante de aprendizado?!

Sabe-se que a história da escrita começou por volta de 4000 a.C. e, a partir daí segue a evolução da alfabetização, proporcionando o desenvolvimento social e pessoal. O desenvolvimento do raciocínio lógico, a capacidade de argumentação e explicação colocam o indivíduo à frente na corrida pelo sucesso (entendendo sucesso como atingir o que se quer). É com o desenvolvimento pessoal que limites sociais são rompidos.

A busca por aprender outro idioma está sempre em alta, já que a falta dele pode significar um limite. Ora, mas que tal conhecer a respeito da cultura deste idioma, as particularidades do respectivo povo ou País. Saiba que a leitura proporciona sobretudo o interesse ao que até então era desconhecido e daí em diante é vivenciar.

Geograficamente uma curiosidade pode parecer impossível de ser sanada, a distância pode ser o limite físico, no entanto a leitura torna possível sanar a curiosidade e desmistificar falsas ideias.

Entendendo como intelectual, aquele que aprecia as artes, a cultura, a literatura, é fantástico saber que os livros, que a leitura, permitem uma expansão da sociedade em intelecto.

As religiões pautadas hoje por diversos sistemas religiosos, que apesar de gerar intolerância em algumas pessoas, proferem crenças trazidas de escrituras, a leitura aliada à interpretação do homem permite que os afins se encontrem para romper fronteiras nas quais acreditam ou para fortalecê-las quando acreditam que assim o devam fazer.

A leitura desafia as fakes news, a leitura é atemporal, sou fã incondicional das bibliotecas, mas o trabalho que avalio merecer muito destaque e reconhecimento dentro delas, é a hemeroteca (acervo, qualquer publicação impressa apresentada de forma organizada). Veja bem, em 1970 já se falava nas invenções das redes de computadores e fibra óptica, mas foi a partir de 1990 que a Era Digital ganhou triunfo e, nem por isso as hemerotecas aceitaram limites, não se deram por vencidas, romperam barreiras e, assim nasceram as hemerotecas digitais. Na Hemeroteca Digital Brasileira, pesquisadores de qualquer parte do mundo passaram a ter acesso, inteiramente livre e sem qualquer ônus, a títulos que incluem desde os primeiros jornais criados no país – a jornais extintos no século XX. Isso não é o máximo??

Quantas razões para se praticar a leitura, além de puramente um hobby. Leia, aqueça o coração com um romance e torne-se mais romântico (rs). Leia para uma criança uma estória infantil e incentive-a a ser criança, a viver as fantasias que de forma sã só a infância permite (rs). Leia e acredite, romperá barreiras, ampliará conhecimentos e, diversão também faz parte da leitura.

Leia num e-reader, num celular, num notebook, num computador, mas leia, pratique a leitura.

Leia um gibi, um jornal, um livro, um tabloide, um manual, uma revista, mas leia, pratique a leitura.

Literatura ou Técnico? Experimente / Escolha. Mas leia.

Escolha onde e com o que se sente mais à vontade em ler e pratique. Contudo, não posso deixar de convidá-lo a experimentar uma deliciosa leitura sob a sombra de uma árvore; bem como não posso deixar de sugerir que leia um gibi divertindo-se com aqueles desenhos muitas vezes tão interessantes de tão esquisitos que são (rs); e o cheiro das páginas de um livro ahhhhhhh como gosto. Eis minhas particularidades rs.

Segundo Voltaire (escritor e filosofo), a leitura engrandece a alma.

Incentive a leitura, incentive as crianças a lerem e, se possível ensine aqueles que ainda não sabem.

Em janeiro deste ano a taxa de analfabetismo registrada no Brasil foi de 6,8%, um número expressivo levando em consideração a importância deste desenvolvimento como cidadão/cidadã e, relevantemente por estarmos em adiantado do século XXI. Portanto, se pudermos colaborar fazendo nossa parte, se pudermos colocar um sorriso em alguém ao pronunciar a primeira palavra lida por si, isso será Sucesso!!

Presenteie com um livro.

Sinta-se o incentivador a romper limites.

Os elefantes são considerados os animais terrestres mais fortes em força bruta. E por que será que quando eram acorrentados naqueles circos que os usavam como atração, eles ali permaneciam? Ação do homem, sim. Mas sempre me pergunto, se os elefantes soubessem ler, seriam subjugados pelo homem??

A leitura, liberta.

Por que ler?

 

?Ganhar vocabulário, expressar melhor pensamentos e sentimentos

?Exercitar a imaginação

?Exercitar a atenção e a memória

?Tornar-se capaz de transcender a si mesmo

 

Às vezes as correntes que prendem são mais mentais do que físicas.

 

Assim, esperam que tenham gostado da leitura deste mês.

Libertem-se da fronteira imaginária.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..