Higienização de Alimentos

Por FAÇA NUTRIR - Bianca Heloize em 18/07/2022
Higienização de Alimentos

Audio do texto:

 

Você higieniza os alimentos?!

 

Sabemos que antes de qualquer preparação, a parte mais importante é fazer a higienização correta dos legumes, verduras e frutas.

 

Mas antes é importante ressaltar que a higienização não é somente pra tirar sujeira. Os alimentos podem vir contaminados com bactérias, parasitas e substâncias tóxicas...A falta da higienização ou ela feita inadequadamente pode resultar nas DTA's (Doenças Transmitidas por Alimentos e/ou Água), causando vômitos, diarréia , náusea, febre, etc.

 

• Infecções transmitidas por alimentos: Doenças que resultam da ingestão de um alimento que contenha organismos prejudiciais à saúde. Ex: Salmonelose, hepatite viral tipo A e toxoplasmose;

 

• Intoxicações alimentares: Ingestão de alimentos com substâncias tóxicas, incluindo as toxinas produzidas por microrganismos, como bactérias e fungos. Ex: botulismo, intoxicação estafilocócica e toxinas produzidas por fungos;

 

•Toxinfecção causada por alimentos: Doenças que resultam da ingestão de alimentos que apresentam organismos prejudiciais à saúde e que liberam substâncias tóxicas. Ex: cólera.

 

Agora entendido o porquê da higienização correta, vamos aprender a higienizar (sanitizar) nossos alimentos.

 

1º Lavar bem as mãos e o local de higienização;

 

2º Tirar as folhas e Partes "machucadas" ou inutilizadas;

 

3º Lavar as folhas ou frutas em água potável e corrente, uma a uma;

 

4° Colocar as folhas e as frutas com casca, de molho em uma solução clorada durante 15 minutos;

 

5° Enxaguar em água potável e corrente;

 

6° Deixe escorrer e seque bem com o auxílio do papel toalha, se o alimento não for pra consumo coloque-o em um saco plástico ou recipiente, e leve para refrigeração os alimentos que necessitem;

 

Solução:

Hipoclorito de sódio a 1%: utilizar 2 colheres de sopa rasa (20 ml) para 1 litro de água.

 

Água sanitária para uso geral (Liberada para alimentos, consulte sempre o rótulo) 2 ou 2,5%: utilizar uma colher de sopa rasa (10 ml) para 1 litro de água.

 

Além das duas fórmulas, existem produtos no mercado com a função de desinfecção, ao utilizá-los siga a orientação descrita no produto.

 

Beijo da Nutri ?

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..