Heróis de verdade existem?

Por Remoto Controle -Jessé Costa em 11/04/2021
Heróis de verdade existem?

Nas duas últimas postagens do blog, navegamos pelo mundo fantástico dos super-heróis. Nesta edição, vamos continuar falando de super-heróis, mas de um tipo diferente. Aproveitando que abril se comemora o “Dia Mundial da Saúde”, 07/04, vou indicar uma produção que conta histórias desses profissionais, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, enfim, todos os trabalhadores da área da saúde pública, que são verdadeiros heróis.

 

É grande o número de séries que tratam deste tema, que ultimamente tem sido usadas para fazer certa demagogia, principalmente depois que SUS, Sistema Único de Saúde, virou unanimidade nacional, mas a realidade mostrada na maioria delas está muito longe dos dramas diários em que vivem os brasileiros, incluindo aí os próprios profissionais de saúde. O mundo apresentado em séries como House, M.D., Hospital New Amsterdam, Chicago Med - Atendimento de Emergência, etc, que mostram hospitais com alto poder de investimento em pesquisas, com equipamentos de alta  tecnologia sempre a disposição, em que, quase sempre, as dificuldades médicas se resumem a questões filosóficas e éticas, parecem tão distantes de nós, mesmo antes da catástrofe chamada Covid-19, quanto o mundo de fantasia dos super-heróis imaginários.

 

É justamente nisso que nossa indicação se diferencia das outras. UNIDADE BÁSICA, produção nacional, baseada em fatos reais, que tem o ator global Caco Ciocler e Ana Petta nos papéis principais, trás para as telas da TV a luta de médicos idealistas por um tratamento de saúde holístico[i], numa UBS – Unidade Básica de Saúde da periferia, onde a ignorância, miséria e desigualdade social geralmente são as causas dos males que afligem a comunidades. Criatividade e empatia, no lugar de exames sofisticados, são os instrumentos para cura dos pacientes e, lógico,  esse comportamento vai gerar confrontos com um Estado que prefere criar o falso dilema: produtividade versus qualidade no atendimento.

 

A série não deixa de fora os conflitos e contradições dos personagens em suas relações interpessoais, sejam elas profissionais, familiares ou amorosas.

 

Já que não existe curso de heroísmo, ainda resta a dúvida: esses heróis existem mesmo?

 

Unidade Básica: duas temporadas, disponível na Universal TV.

 

[i]       Holístico vem do grego “holos”, que significa “todo”. Segundo o paradigma holístico, a saúde apresenta-se como uma abordagem global da pessoa. A doença, nessa visão, tem um caráter multifatorial e o próprio tratamento deve alavancar a reposição do equilíbrio do corpo e do espírito: https://www.publico.pt/2014/02/05/sociedade/opiniao/visao-holistica-da-saude-e-cada-vez-mais-necessaria-1622314

 

 

Comentários

  • Muito bom! Parab
    LAILA FIDELLI VIANA SILVA
    01/05/2021
Aguarde..