Glúten

Por FAÇA NUTRIR - Bianca Heloize em 09/02/2023
Glúten

O famoso glúten...é composto de duas proteínas ( gliadina e glutenina) encontrado junto com os amidos no interior (endosperma) das sementes de cereais da família das gramíneas, especialmente nas da tribo Triticeae, como o famoso trigo, a cevada e o centeio. Então o glúten é uma proteína e não carboidrato!

 

Quando se mistura água ao trigo por exemplo, formamos o glúten (gel) que acrescenta elasticidade e maciez aos bolos, pães, etc.

 

Muito diferente das informações que são repassadas hoje, o glúten não é prejudicial a pessoas saudáveis. Não se tem estudos que revelam que o consumo faça mal a quem não tenha uma restrição, como a doença celíaca, alergia ao glúten ou intolerância.

Doenças e restrições que devem ser avaliadas e diagnosticadas por um MÉDICO.

 

Aos que não podem consumir o glúten, é muito importante a leitura de rótulos e saber quais tipos de alimentos normalmente possuem. Também é muito importante que se tenha o conhecimento que em muitos processos pode acontecer a contaminação cruzada, ou seja, mesmo que o alimento não tenha glúten, em algum processo de fabricação pode acontecer a contaminação por conta de outro produto.

 

Aqui vai uma lista de alguns alimentos que contém glúten:

- Pão;

- Macarrão;

- Cerveja;

- Cereal;

- Biscoito.

 

Por contaminação cruzada:

- Aveia;

- Ketchup;

- Maionese;

- Temperos Industriais.

 

Vale lembrar que existem versões dos alimentos sem glúten e variações e adaptações de receitas de todos os tipos... LEIAM OS RÓTULOS!

 

Beijo da Nutri ?

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..