Futebol, Política e Psicologia

Por Psicologia em Arte - Luciane Brito em 11/11/2022
Futebol, Política e Psicologia

Eleições governamentais e Copa do mundo!! Estamos em um ano de decisões.Como diz o ditado popular: “- não dá pra agradar a gregos e troianos”. Mas parece que tem se tornado cada dia menos praticado o ensinamento do evangelho: “- amar o próximo como a si mesmo”.

Candidatos que se enfrentam de forma agressiva e ofensiva; que enquanto formadores de opinião parece não priorizarem o bem-estar coletivo; torcidas que se enfrentam com violência,que incitam o conflito; jogadores que disseminam a deslealdade. Seja qual for a disputasempre haverá quem ganha e quem perde, ou seja, sempre haverá adversários; contudo adversário não precisa via de regra ser sinônimo de desafeto, não precisa vir a ser inimigo.

Como sabiamente disse Barack Obama em discurso de transição a Trump: “- às vezes se perde um argumento, às vezes se perde uma eleição; mas a questão é seguir com boa fé, voltar para a arena numa outra oportunidade e enquanto isso, avançar com a presunção de boa fé aos cidadãos, pois é a natureza da democracia e o essencial para uma democracia vibrante e funcional”.

A Copa vem chegando que esse evento possa ser pacífico, que a boa fé se faça presente, que os dias de disputa possam ser dias de unir em alegria independente do resultado, que as diferenças não sejam motivos de confrontos, que os adversários lutem com sabedoria e respeito.

Quando as pessoas se unem em um bem comum, a interação fica mais sadia; quando o objetivo é vencer sem entrar numa proposta bélica com certeza haverá bons motivos para estar juntos de novo.

O que é mais importante? – Vencer? Penso ser a resposta de difícil afirmação.

O que é mais legal? – Vencer? Ahhhh arrisco dizer que sim. A euforia toma conta, a sensação de que tudo está bem invade, a alegria se materializa de diversas formas (canções, decorações, vestimentas etc).

Que sugestão é bem-vinda diante da derrota? – Não desista, siga adiante, discuta, estude,pesquise, reflita, una-se. E o passo mais importante, não desmereça, não deprecie o oponente.E os pensamentos que reverberam ao redor da inquietude de ter perdido, o que fazer com eles? Aprenda!! Aprenda que não se ganha todos os dias, aprenda que o ponto de vista pode estar certo, que a causa é justa, mas se não deu....invista em fazer dar certo. That is the question/Esta é a questão, ganhar e fazer dar certo já que não se tem garantias; perder e fazer dar certo, afinal é com compreensão e união que se mudam as perspectivas ou até mesmo as expectativas.

Será que tem alguém se perguntando o que tudo isso tem a ver com psicologia, ora é muito provável que sim. Tal qual na vida tudo é política, estar na fila do pão é política, escolher onde estudar é política, torcer para um time é política, defender convicções é política etc. Haja visto os abrangentes significados de política, mas dentre deveres e direitos está a política: - a arte de negociar para compatibilizar interesses. Tal qual, muito tem de relevante a psicologia a contribuir em circunstâncias de divergências e ânimos inflamados. Temos a psicologia como “a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com o meio”. Por isso, ela joga luz a questionar o que tem havido com a humanidade e os sentimentos. Os preceitos da psicologia do ponto de vista Freudiano apontam para o desenvolvimento da personalidade a partir de 5 fases (oral, anal, fálica,período de latência, genital) sendo que em cada fase a pessoa deve aprender a resolver certos problemas específicos, originados do próprio crescimento físico e da interação com o meio(não detalharei cada fase para não tornar o texto extenso demais). Tais fases são essenciais para se viver e conviver da forma mais saudável possível. Sendo o ser humano biopsicossocial,tem um potencial marcado por características biológicas, com ações influenciadas por aspectos psicológicos e pelo ambiente social; quando algo falha nesse tripé os comportamentos e traços emocionais passam a ser mal ajustados, padrões persistentes de pensar, perceber, relacionar podem levar ao sofrimento individual e/ou coletivo.

Nos dias atuais aspectos que estão muito perceptivos e preocupantes nas relações humanas dizem respeito ao embotamento afetivo, ao isolamento e também a convivência interpessoal conflituosa, apontando tanto para a possibilidade dos reflexos de uma infância deficitária (não em necessidades básicas, mas sim em intervenções educativas e disciplinares) e não necessariamente fragilizada por um ambiente violento fisicamente, mas inóspito em afeto.Bem como, sugerem o avanço do individualismo, da vaidade, da necessidade de poder, da tristeza não trabalhada e avançando de forma pejorativa, a frustração como fonte de adoecimento mediante a não aceitação da palavra não, o aumento dos diagnósticos de patologias de ordem psíquica com origem em pensamentos rígidos e comportamentos metódicos, provenientes da sede de poder, da autoestima minada gerando insegurança ou sentimento de inutilidade.

Aqui mais uma vez vale à pena lembrar que cada ser é único e tem suas fragilidades,habilidades, particularidades, potencialidades. Valorizar a si mesmo é riquíssimo, valorizar o próximo é sinal de autoconfiança. “Conhece-te a si mesmo e conhecerá o universo e osdeuses”, frase atribuída a Sócrates, e tão bem-vinda que penso que nunca quis dizer tantoquanto atualmente. E por isso, concluo assim o tema de hoje: - não desmereça o próximo paraautopromover-se; não se isole a fim de que não vejam suas fragilidades; não desafie paraprovar sua superioridade e sim: - Pergunte-se porque tais comportamentos assumidos.

Aliás, ao perguntar-se é um bom momento para conhecer a psicoterapia, fazer uma viagem aouniverso de si mesmo e o melhor de tudo...não estará sozinho nessa viagem.A escolha de uma fã, mas também avalio ser bem pertinente essa letra.

Quando o sol bater na janela do teu quarto - Legião Urbana

Quando o sol bater

Na janela do teu quarto

Lembra e vê

Que o caminho é um só

Por que esperar

Se podemos começar

Tudo de novo

Agora mesmo

A humanidade é desumana

Mas ainda temos chance

O sol nasce pra todos

Só não sabe quem não quer

Quando o sol bater

Na janela do teu quarto

Lembra e vê

Que o caminho é um só

Até bem pouco tempo atrás

Poderíamos mudar o mundo

Quem roubou nossa coragem?

Tudo é dor

E toda dor vem do desejo

De não sentirmos dor

Quando o sol bater

Na janela do teu quarto

Lembra e vê

Que o caminho é um só

E vamos prestigiar o La’eeb

Bom jogos a todos!

Comentários

  • Parabéns pelo texto convidando a reflexões apropriadas para o momento atual. Sou sua fã 😍
    RAQUEL COSTA
    23/11/2022
Aguarde..