Benefícios do Som

Por Psicologia em Arte - Luciane Brito em 09/08/2023
Benefícios do Som

Entenda-se por som uma onda sonora que se propaga em meios materiais como: sólido, líquido ou gasoso; é produzido por fontes sonoras, tais quais: pregas vocais, instrumentos musicais, movimentos sísmicos. É a onda que resulta de uma vibração de partículas e objetos.

O som ao entrar pelos ouvidos atinge o córtex auditivo, ativa áreas do cérebro correspondentes a atenção, memória; propicia o desenvolvimento da percepção, como reconhecer a aproximação de animais ou pessoas; permite o reconhecimento de características de diferentes ambientes; permite que pessoas com deficiência auditiva pela vibração do som entrem em contato com a emoção, com a essência do momento e possam reconhecer aspectos bons e maus.

Ele é parte integrante da vida, utilizado desde os primórdios para a comunicação; para anunciar a vida através das batidas do coração em mais tenra idade. O som pode ter periodicidade e assim ser harmônico ou ser dissonante quando não. É comum ouvir-se falar em som e ruído como opostos, sendo o primeiro agradável e o segundo estranho; no entanto a explicação mais clara é que o ruído não apresenta periodicidade entre as ondas e assim a não relação entre frequência e demais componentes não promovem harmonia sonora.

Desta forma, é mais seguro nos referirmos ao ruído como dissonante e não como estranho, haja visto que também tem características próprias. Na engenharia de áudio por exemplo, fala-se em “cor do ruído”, que significa a potência de um sinal de ruído. A frequência de determinadas ondas sonoras presentes no som equivale a determinadas frequências de ondas de luz, daí através de estudos conclui se que diferentes cores de ruído têm diferentes propriedades. A utilização do “ruído de cor” para a saúde está cada vez mais difundido em pesquisas para efeito reparador. São eles: ruído branco, ruído rosa, ruído marrom, ruído verde, ruído negro.

Ao falarmos de som, inclui-se a voz e a música com efeitos terapêuticos. A vocalização (sons emitidos pelas pregas vocais) reflete a condição emocional, física e mental do ser humano; daí ser a voz conhecida como a parábola da alma. A compreensão da voz pode gerar autoconscientização, além de desenvolver a arte de ouvir; aprender a usar a voz proporciona discernimento, revela sentimentos, pensamentos e por esta razão pode ser também terapêutica.

Já a música com suas diversas propriedades é capaz de acessar um bebê em meio à gestação de forma que ele possa ouvir e reagir ao som musical. A música possui propriedades, como: altura, duração, harmonia, melodia, ritmo, timbre, que permitem a criação de diferentes sons que por sua vez podem expressar diferentes emoções. A música tem uma linguagem universal, o que muito possivelmente tenha sido a razão pela qual os sons musicais desde a pré-história são utilizados para cura e ao longo da humanidade tem sido fator de união.

A cura através de cantos, mantras tem origem nas civilizações antigas e estende-se até os dias atuais; eventos musicais têm unido pessoas em prol de grandes causas humanitárias; nações inteiras já se uniram com a música em cerimônias de estado; bandas, concertos, corais, concentram emoções particulares em uma única energia; em maratonas a música tem partilhado e referenciado experiências ímpares, independente de derrota ou vitória.

Tanto o som quanto a música ganham a cada dia mais e mais expressão no campo da saúde mental; nos efeitos psicológicos da música e, assim têm sido adotados como técnicas terapêuticas, por exemplo: - o relaxamento musical é recomendado às mamães e crianças ainda no ventre materno. A música e os sons da natureza preenchem o universo...a mensagem do vento, o tilintar da chuva nas folhas/no asfalto, o sussurro de um rio, o impacto de uma cascata, o canto ritmado dos pássaros tão elaborado melodicamente; o zumbido das abelhas.

Segundo os gregos todos esses sons podem ser denominados de “Música Gaia” devido a deusa grega da Terra – Gaia, associada aos movimentos sobre a natureza, a conservação e a iluminação. E assim, novos recursos em benefício à vida ganham campo de estudo, aperfeiçoamento e reconhecimento: a musicoterapia, a neurociência da música, a psicoterapia, o sound healing, as taças terapêuticas, a terapia sonora.

Para finalizar trago como sugestão: - o documentário: O Poder da Música; que retrata o poder da música contra o Alzheimer. - A série: Treme; que retrata a reconstrução de New Orleans pela tradição do jazz.

Esse texto tem como proposta a valorização de cada música, de cada som, de cada voz e ao reconhecimento das melhores possibilidades de apreciação e utilização ou até mesmo da seletividade quando necessária.

 

Trailer -  O Poder da Música

 

Trailer -   Série Treme

 

Comentários

  • Perfeito Dra Luciane !!! Parabéns
    Maria Helena kimura
    16/08/2023
Aguarde..