Acúcar e seus Tipos

Por FAÇA NUTRIR - Bianca Heloize em 09/09/2021
Acúcar e seus Tipos

O açúcar é um tipo de carboidrato comumente encontrado na forma cristalizada (Sacarose).

A Resolução da Anvisa nº 12, de 24 de julho de 1978, define açúcar como a sacarose obtida da cana ou da beterraba e menos frequentemente, de outros vegetais.

 

Tem como função adocicar bebidas e alimentos.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, quanto mais escuro é o açúcar (perto do estado bruto), mais vitaminas e sais minerais. Os de coloração branca indicam que o açúcar recebeu aditivos químicos no processo de refinamento.

 

Tipos de açúcar:

 

É o açúcar em forma de cristais grandes de cor esbranquiçada, amarelada e até mesmo colorido, com a adição de corantes. O açúcar cristal, assim como o refinado passa por processo de refinamento perdendo-se vitaminas e minerais.

 

O mais popular, conhecido como açúcar branco. No processo de refinamento, sofre o acréscimo de aditivos químicos, como enxofre, para dar a coloração branca e se perde algumas vitaminas e sais minerais.

 

 Retirado depois do cozimento do caldo da cana, é a forma mais bruta do açúcar. Não sofre refinamento, e por isso apresenta coloração mais escura, sabor mais intenso, semelhante ao da cana-de-açúcar e preserva-se os minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio, e as vitaminas.

 

Grãos de cor marrom claro, o açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Possui valor nutricional parecido com o do açúcar mascavo.

 

Ele tem um aspecto de talco ou farinha bem fina, apresenta bastante sabor e durante a sua fabricação adiciona-se amido na fórmula para não se formar grãos.

 

Na sua produção não são utilizados ingredientes artificiais, adubos, fertilizantes químicos ou agrotóxicos em nenhuma etapa. Tem formato mais grosso e mais escuro, pois não é refinado.

 

É extraído do fluido das flores da palma de coco, o açúcar não passa por refinamento e adulteração.

O açúcar de coco possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas.

 

Obtido a partir da mistura entre o açúcar refinado e adoçantes artificiais ou naturais. Tem um poder de adocicar maior, porém é pobre em nutrientes.

 

Eai, qual açúcar você consome?!

 

Vale lembrar que independentemente do tipo que você consome, sua quantidade deve ser equilibrada, até porque você deve saber os perigos do uso exagerado né?!

 

Se você não sabe, vale lembrar:

 

Obesidade, Diabetes, Problemas Cardiovasculares, Gastrointestinais e de Pressão, Cárie nos Dentes e Aceleração do envelhecimento da pele.

 

Consuma com sabedoria!

 

Beijo da Nutri !

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..