AC Rock Guarulhos

Por Guarumusic Notícias em 16/11/2020
AC Rock Guarulhos

Eventos da AC Rock Guarulhos potencializam a energia do gênero ao reunir bandas independentes da cidade

 

A Associação Cultural Rock Guarulhos (ACRG) surgiu em 2016, quando um grupo de amigos de adolescência estavam reunidos para comemorar o Dia Internacional do Rock. É uma associação com registro e toda a formalidade do gênero (estatuto, regimento interno, regras para associados, etc.) formada por homens, mulheres, músicos, fãs, entusiastas, amantes desse estilo, dispostos a mudar o cenário da cidade e que tem o rock não apenas como um gênero musical, mas sim como um estilo de vida.

Há muitas bandas investindo em sua carreira, elaborando ótimos álbuns e videoclipes excelentes. Todos tentam alcançar uma forma de expressão e de consolidação desse trabalho, seja tocando em bares da cidade e outras regiões, e também mandando material para fora, realizando turnês em países da América Latina e Europa, ganhando espaços em mídias alternativas e independentes, mas também em espaços como o Musikaos, do Gastão Moreira, e no Programa Autoral Brasil, da Kiss FM. De alguma forma, seja em apresentações nas ruas das cidades ou em festivais com grande concentração de pessoas, as bandas de Guarulhos têm sido vistas e notadas cada vez mais, justamente por esse trabalho de qualidade ao qual se dedicam.

As ações da AC Rock Guarulhos se caracterizam como uma forma de mostrar para o público roqueiro dos demais municípios da grande São Paulo e de outras regiões que a cidade vem alcançando importante status e referência para o gênero, sobretudo na validação, valorização e pulverização de bandas com trabalhos autorais.

Juntos somos mais fortes

A ACRG é mantida pela força e engajamento de pessoas que acreditam na cena independente da cidade. Cada um colabora com o que pode, com os conhecimentos que trazem de seu cotidiano. Plagiando a banda de punk rock Ramones, acreditamos e vivemos de um milagre, vencemos a primeira etapa de elaboração de um estatuto para reger nossas ações e o alcance de um CNPJ que, a longo prazo, pode nos aproximar de pessoas e empresas dispostas a patrocinar o cenário independente local por meio das ações da ACRG.

A força da ACRG nas redes sociais é bastante orgânica e se dá por meio do engajamento de colaboradores da área de comunicação para escrever posts, resenhas, matérias, entre outros, com o intuito de movimentar informações ligadas ao universo do rock. Apesar de bastante reduzida, temos uma equipe muito comprometida.

Qualquer pessoa pode se associar. Para isso, basta acessar o site http://acrockguarulhos.com.br/ e clicar no link “cadastro”. Se você gosta de rock, tem uma banda e a cabeça cheia de ideias, ficaremos gratos em compartilhar nossas conquistas e construir novos projetos.

Para acompanhar o trabalho da AC Rock Guarulhos nas redes sociais, acesse:

Site: http://acrockguarulhos.com.br/

Twitter: @acrockguarulhos (https://twitter.com/acrockguarulhos?s=20)

Instagram: @acrockguarulhos (https://www.instagram.com/p/CHSexLTnrH3/)

Facebook: https://www.facebook.com/acrockguarulhos/

A ACRG conta com parceiros valiosos, que nos apoiam na realização dos eventos na cidade, como a Borne Amplificadores, The Beer Factory, o Programa Autoral Brasil da Kiss FM, as webradios Stay Rock Brazil e Black Sampa e o Falcões Motoclube. Estamos em contato com o Sesc Guarulhos, que já fez o mapeamento de nossas atividades. A Prefeitura de Guarulhos também nos apoia em nossas ações, oferecendo infraestrutura e espaço para a realização dos eventos.

CARNAROCK: a galera das camisetas pretas também merece se divertir

Sem dúvida alguma, o CARNAROCK é o evento de maior visibilidade realizado pela AC Rock Guarulhos. Em 2017, sua primeira edição, o CARNAROCK mostrou que, de fato, havia uma cena rock adormecida na cidade, e isso motivou o empenho de inúmeras ações para reviver o rock em Guarulhos. No dia 25 de fevereiro, em pleno sábado de Carnaval, mais de 1,5 mil pessoas, entre amantes do rock e curiosos que passavam pelo local ou estavam dentro das lojas, parassem para prestigiar as bandas independentes que se apresentavam no palco da Avenida Dom Pedro II, no Centro.

Em 2018, a Associação Cultural Rock Guarulhos realizou mais uma edição do CARNAROCK, colocando-se à dianteira da transformação da cena underground na cidade. No dia 17 de fevereiro, mais de 2 mil pessoas ocuparam a área externa do Adamastor Centro, moças e rapazes de todas as idades, famílias inteiras que tornaram o evento ainda mais prazeroso e familiar. Um evento desse porte contou com grandes parceiros, como as equipes do Falcões MotoClube, Nephilin MotoClube, Naja MotoClube, entre outros, além do apoio da Prefeitura de Guarulhos com a concessão do espaço, divulgação e infraestrutura, fundamental para a realização do evento.

Em 9 de fevereiro de 2019, a 3ª edição do CARNAROCK retornou ao Calçadão da Rua Dom Pedro II, no centro de Guarulhos, com um público estimado em mais de 2,5 mil pessoas, que circularam pelo local durante as 8 horas de realização do evento, fazendo com que o festival se destacasse em meio a outros festivais importantes da cena, igualmente esperado pelo público roqueiro.

Em 2020, a 4ª edição teve um significado especial. Realizado em 1ºde março, o CARNAROCK foi um dos últimos eventos presenciais realizados no país, que em poucas semanas logo registrou o primeiro caso de contágio pelo novo Coronavírus. Nessa edição, o CARNAROCK aconteceu na Rua Lídio Francisco de Santana, ao lado do estacionamento do complexo Adamastor, com público estimado em 2 mil pessoas.

Rock em Concerto: a música sem fronteiras

A partir de 2017, o espetáculo da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos chamado Rock em Concerto passou a contar com a colaboração da Associação Cultural Rock Guarulhos, que por meio de seus associados e colaboradores apoia sua realização, atuando na divulgação e na produção com o envolvimento das bandas participantes.

Foi assim que, em 19 de março de 2017, as bandas Arhes 21 e Vitrola Mágica dividiram o palco do Parque Linear Transguarulhense com a Orquestra Jovem, na abertura do espetáculo que reuniu público tímido, mas fiel, em um domingo chuvoso.

A parceria funcionou muito bem e no final do ano, o Rock em Concerto em comemoração aos 457 anos da cidade repetiu a façanha, dessa vez com músicos e talentos da cidade tocando as composições arranjadas para as versões de clássicos do rock junto com a Orquestra, durante espetáculo no dia 9 de dezembro, no Teatro Adamastor.

Em outubro de 2018, os músicos de rock e a Orquestra Jovem voltaram a se reunir, dessa vez para celebrar os 33 anos do Naja Motoclube, em espetáculo que aconteceu no Ginásio Fioravante Iervolino.

Guarulhos: Cidade do Rock

Em 13 de julho de 2017, a AC Rock Guarulhos e a Prefeitura oficializaram a inserção do Dia Mundial do Rock no calendário da cidade, durante evento com autoridades e músicos guarulhenses que aconteceu no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear).

Nos dias 13 e 14 de julho de 2018, Guarulhos vivenciou um sonho. Um evento audacioso, cheio de coragem e que mostra o quanto o rock está vivo. O evento em celebração ao Dia Mundial do Rock que aconteceu no Adamastor, demonstrando que a produção cultural da cidade tem qualidade e pode estar em equilíbrio com o entretenimento. Um viva às pessoas que fazem parte da Associação Cultural Rock Guarulhos e que fazem do nosso sonho uma realidade. Gratidão aos artistas que fizeram desse evento um sucesso, porque sem eles nada existe. Obrigada às marcas parceiras, que acreditaram em nós e aos funcionários da Prefeitura de Guarulhos pelo apoio durante esse evento.

Nesse percurso, que teve início em 2017 e se transformou em realidade com a sanção da lei pela atual gestão no final de 2019, pudemos contar com inúmeros parceiros e colaboradores, pessoas engajadas e apaixonadas por rock, que acreditam no potencial transformador de cada artista, músico e banda de nossa cidade.

Também aprendemos que rock’n’roll e solidariedade devem caminhar de mãos dadas: em 13 de julho de 2019, a Associação Cultural Rock Guarulhos fechou a Rua São Vicente, no centro da cidade, para celebrar mais um Dia Mundial do Rock em grande estilo, na Bally Bagus Out. Nesta edição, o evento reuniu as bandas Cabeça Pilhada, Carbônica, Elfara, Filipe Fritos e os Monstros Siderais e L.O.T.U.S., que esbanjaram garra e energia para fortalecer a produção autoral. Além disso, as comemorações fortaleceram a campanha do agasalho do Fundo Social de Solidariedade do município, com doações de cobertores e agasalhos, uma iniciativa que reviveu os princípios de solidariedade do Live Aid para doar para aqueles que mais precisam.

Em 27 de outubro de 2019, a AC Rock Guarulhos celebrou a obra de Raul Seixas, o maior roqueiro do Brasil, que há 30 anos nos deixava fisicamente para se tornar imortal na memória de seus fãs. Essa edição do Guarulhos Cidade do Rock contou com show da banda guarulhense Cachorro Urubu, evento que levou um público com mais de 200 pessoas ao Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade.

Essa história não termina aqui. Além dos eventos citados, a Associação Cultural Rock Guarulhos fez inúmeras parcerias e apoiou dezenas de eventos que têm como foco fomentar o rock na cidade. É importante dizer que, a cada evento realizado, a AC Rock Guarulhos conta com a valiosa participação da equipe, dos apoiadores, dos artistas da cidade e principalmente do público. Sem isso, nada teria sido possível. A ACRG realiza esses eventos para vocês, fãs de rock, pois são vocês a semente da continuidade de uma cena que vai se manter viva a cada show, a cada vez que saímos de casa para prestigiar e valorizar uma banda. Nos vemos nos shows!

Comentários

  • Agradecemos imensamente pela parceria com a Guarumusic, contem sempre com a equipe da AC Rock Guarulhos
    Carla Maio
    16/11/2020
  • Esse tal de rock ...rsrsrs... tem esse dom de unir as pessoas.... E isso
    Marlucia Sampaio
    16/11/2020
Aguarde..