A Saúde Mental da Mulher

Por Selenita - O Poder da Mulher - Laila Fidelli em 03/07/2023
A Saúde Mental da Mulher

Amigas queridas, vamos lá para mais uma reflexão: na correria louca do dia-a-dia, em suas múltiplas funções, como cuidar da nossa saúde mental?

Oi? Isso mesmo, saúde mental! Mas o que afinal podemos dizer sobre essa saúde mental?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde mental como "um estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza suas habilidades, pode lidar com o estresse normal da vida, pode trabalhar produtivamente e é capaz de fazer uma contribuição para a sua comunidade". Resumindo: um estado positivo de funcionamento psicológico e emocional.

No mundo agitado de hoje, onde as demandas do trabalho, da família e da sociedade parecem não ter fim, a saúde mental das mulheres muitas vezes é deixada em segundo plano. A pressão constante de equilibrar várias responsabilidades pode afetar negativamente o bem-estar emocional das mulheres. Um, dois, três, surtando!

Sabem daquela história sobre a “gota d’água”? Não foi a gota que fez transbordar o copo e sim todo um conteúdo acumulado.

É importante estar ciente dos sinais de alerta que indicam um possível problema de saúde mental. Alguns sinais comuns incluem mudanças repentinas de humor, sentimentos persistentes de tristeza ou ansiedade, falta de energia, alterações no apetite, dificuldade de concentração e problemas de sono. Enfim, quem não passou ou passa por uma situação assim, principalmente em um mundo onde a amor próprio está relacionado ao egoísmo, algo que vem a ser estrutural, que está embutido em nossa cultura à gerações.

Acionar o FODA-SE, fingir demência, dizer NÃO, vamos combinar que vem a ser algumas ações para não acumularmos estresse, além dos rotineiros.

Existem algumas tomadas de decisões a favor de nosso equilíbrio que nós já sabemos que poderiam sim nos ajudar, mas..., porém, no entanto, fácil de encaixar por exemplo um tempo para si mesma? Amiga, nem que seja um banho quente!!! Putz, meu filho não me deixa tomar banho sozinha! Bom, então vamos ler um livro, ir a manicure, cabelereiro, tomar caldo de cana na feira. Enfim, podemos dar esse jeitinho sim!

Exercícios físicos ajudam? Opa, com certeza! Se puder socar algo (que não é o seu chefe!), como saco de boxe, fazer caminhada, yoga, etc. Gente, eu amo yoga! Comecei para fazer companhia ao meu filho e me apaixonei, mesmo alguém agitado, como eu, se rendeu a essa prática milenar maravilhosa!

Uma alimentação saudável também contribui para nosso bem estar. Aí você vai na feira com a lista de legumes e verduras e volta com uma dúzia de bananas, por que? Porque não teve coragem de comprar os verdinhos, devido ao preço alto! O dinheiro está curto? Vai no horário da xepa!

Ponto super importante: esteja rodeada de pessoas que te apoiam e te fazem sentir bem. Mantenha contato com amigos e familiares, participe de grupos ou comunidades que compartilham de seus interesses. Na dúvida, faça umas plaquinhas e espalhe pela casa, por aqui decidimos fazer dessa forma: política, religião e futebol, não discutimos, cada qual com seu ponto de vista, me poupe!

Não hesite em procurar a ajuda de um profissional de saúde mental se estiver enfrentando dificuldades significativas em sua vida. Terapia e aconselhamento podem fornecer um espaço seguro para explorar seus sentimentos, aprender estratégias de enfrentamento saudáveis ??e obter o suporte necessário para superar desafios emocionais.

Em meio à correria do dia a dia, é crucial que as mulheres priorizem sua saúde mental. Cuidar de si mesma não é egoísmo, vamos quebrar esses dogmas, mas sim um investimento valioso em sua felicidade e bem-estar. Lembre-se de que você merece cuidar de si mesma e buscar apoio sempre que necessário. Sua saúde mental é uma parte essencial de quem você é. Um, dois, três, respire fundo, inspire e não pire!

 

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..