A Mulher Empreendedora

Por Selenita - O Poder da Mulher - Laila Fidelli em 12/11/2021
A Mulher Empreendedora

Já dissemos aqui que “lugar de mulher é onde ela quer”, onde ela se sinta bem e realizada, ativa na sociedade. Isso inclui também, ser “dona” do seu próprio negócio!

Tornar-se uma empreendedora é uma realização pessoal e profissional. Ela se sente muito mais satisfeita com a própria vida, consigo mesma, e uma das maiores vantagens é a conquista da independência financeira. Desafios fazem parte de sua vida, e a tal da dupla jornada também.

A inclusão da mulher na sociedade foi penosa, imaginem entrar no mercado empreendedor... isso aconteceu de forma lenta e tímida. As duas Guerras Mundiais tiveram um importante papel neste desenvolvimento, pois os homens estavam responsáveis por batalharem, as mulheres acarretaram para si a necessidade de trabalhar e sustentar a sociedade e seus próprios lares.

 

Uma das pioneiras no empreendedorismo feminino foi Madame Clicquot.  Viúva aos 27 anos, ano de 1805, decide assumir a administração da vinícola Clicquot. Vale lembrar que, de acordo com a legislação da época, as mulheres não eram permitidas de trabalhar, votar, ganhar dinheiro ou estudar em universidades. Com ajuda e consentimento do sogro, ela se dedicou a estudar os processos de vinificação, com o intuito de aumentar o crescimento da vinícola. Sua atuação brilhante, foi determinante para a popularidade da Champagne e até mesmo para o crescimento da indústria mundial de vinhos.

 

As primeiras empreendedoras no Brasil foram as Quitandeiras, após abolição da escravidão. As Negras Quitandeiras começaram com uma das atividades mais valiosas no Brasil, o cultivo da terra que é extremamente produtiva. Os produtos que cultivavam elas vendiam nas ruas. E assim começaram a sustentar suas famílias e suas necessidades. É diante dos desafios que o melhor que existe em nós se sobressai, vence todas as diversidades, e até mesmo as barreiras internas da insegurança. Porque, na rotina dessas mulheres sempre haviam grandes dificuldades, mas também grandes sonhos e sonhos existem para serem realizados!

No Brasil, já existem mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras. O número corresponde a 48,7% de todos os empreendimentos. Os dados são do Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2018).

 

Uma das empreendedoras de sucesso mais conhecida da atualidade é a Luiza Helena Trajano. A família de Luiza possuía uma pequena loja de presentes no interior de São Paulo. Desde cedo, ela atuou como balconista no negócio. Formada em direito, assumiu a administração da empresa em 1991. E a partir daí iniciava a ascensão do tão conhecido Magazine Luiza.

 

Outro exemplo de  sucesso que destaco é a empreendedora  Heloísa Helena Assis, conhecida como Zica. Ela trabalhou como babá e doméstica e teve nos fios cacheados a inspiração que transformou a vida dela. Percebendo a falta de produtos adequados no mercado e interesse das conhecidas, Zica se uniu com mais 3 amigas para abrir o salão especializado em cabelos crespos e ondulados em 1993, o Instituto Beleza Natural. Também focou a formulação de produtos próprios para esse nicho de mercado. Zica foi reconhecida como uma das 10 empresárias mais poderosas do país, de acordo com a Forbes.

 

Mais uma história para nos inspirar é a de Maria José de Lima Freitas, conhecida como Mazé, após perder o emprego de faxineira e passar mais de um ano desempregada, ela decidiu começar a vender doces para gerar renda e sustentar os dois filhos. O primeiro tacho de doce de amendoim rendeu R$ 20 em 1999 e, a partir disso, o negócio cresceu com a corajosa doceira à frente dele. Atualmente, a Mazé Doces produz mais de 100 toneladas de doces anualmente.

Eu poderia destacar muitos exemplos de mulheres empreendedoras, muitas que já li a respeito, ou que tenha assistido na tv, aquelas que conheço de perto, seus medos, insegurança, incertezas e suas glórias também.  As inúmeras companheiras que invadem as redes sociais esbanjando talento! Admiro muito toda elas: artesãs, doceiras, motoristas, cabeleireiras, esteticista, varejistas, costureiras, entre outras tantas. Todas elas me inspiram diariamente. É um universo que, particularmente amo, afinal faço parte dele com muito orgulho!

E assim vamos caminhando firmes e fortes nessa incrível jornada do empreender!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..